Pages

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Senta, que lá vem a história...




Em 1990 eu nasci, e o Castelo Ra- Tim- bum foi ao ar no mesmo ano, aprendia tanta coisa na TV Cultura, hoje eu sinto falta dos desenhos realmente educativos. Aos 5 anos eu já estava alfabetizada e com a ajuda de Rá-tim-bum (“Olá Professor Tiburcio!”) eu escrevia palavra, dizer cores e dias da semana muito antes de aprender a ler.

A pior parte é que há alguns dias eu estava vendo desenhos com a minha sobrinha, começou a passar Hi Hi Puff Amy Yumi ( hi hi puft puft húmus” como diria a Mayze) e a Yumi disse a seguinte frase:
- Abrir Shows é tão chato quanto calcinha de ferro...
!!!!!!!! [Cara de indignação]!!!!!!!!!!

Que horror! Eu sei que a minha sobrinha entendeu mas uma criança um pouco mais velha viria fazer perguntas, e aí? E é uma idéia bastante vulgar para explicar não é?! (Não venha dizer que é só sexo porque não é bem assim!!!)

No meu tempo os heróis salvavam o mundo e nos ensinavam a comer espinafre, hoje a mensagem dos desenhos é:
....
Opa não tem mensagem!

E o Mundo de Beackman? Que nos explicava as coisas mais absurdas (sempre quis ter uma roupa de Lester!) Então quando chegamos na seção infantil na locadora damos de cara com agentes secretos e lasers. Poxa! O pequeno Urso era tão simples e ensinava tanto. Assim como Quebra-cabeça e Abra-porta traziam culturas de outros países, (descobri que chili é comida mexicana!) Cocoricó mostrava a vida no campo...

-Não suje a rua!
-Coma direito!
-Tome Banho(“Sujeira dá coceira, cheiro ruim o do chulé...)
-Não seja agressivo!

Então... estragaram o mundo só para vender mais Pollys e Maxs Steel. Quando o Tom me ligou ontem para dizer que estava passando Castelo Rá-tim-bum eu pensei: “Ainda há esperança!”. Mas eu tive que mudar para a minhs sobrinha poder assistir Barbie Fairytopia Mermaidia ou sei lá o quê.

2 comentários:

Studio Make disse...

Não Tam...

O mundo não está tão perdido assim...

Para nós [vc, pq eu adoro desenho!] que já passamos do tempo para assistir desenhos infantis não percebemos que ainda existem desenhos e programas educativos. Só que não são tão simples como O Pequenos Urso. São superproduções, com muita cor, brilho e tecnologia. Porque é assim que eles querem! É assim que a sociedade está caminhando.

Liga na Tv Cultura pra ver se não está passando um desenho bem sem graça e chato. Mas não para as criancaçs, e sim pra gente, que não temos mais paciência pra essas coisas.

Realmente, não é mais como antigamente, mas todos eles estão aprendendo, como nós aprendemos com Castelo Rá-tim-bum...

Até Barbie não é tão ruím quanto se pensa. Basta só ficar de olho pra que o excesso de "magia e fantasia" não suba a cabeça deles!

Bjs... Tom!

Nessa disse...

Alguma coisa boa passa sim, mas concordo com vc Tam sobre esses desenhos e programas infantis que passam hj em dia.
A verdade é que as emissoras não estão investindo para o público infantil, o que vc vê são programinhas sem graça,
Como a Tv Globinho, pra mim aquele programa poderia ser muito bem explorado,mas não!, eles colocam apresentadores (cada dia um) sem graça, sem fantasia,sem mágica, muito robô...
E pouco se comunicam com o público simplismente anunciam os desenhos, tudo com uma simpátia forçada.
Outro exemplo é o Bom Dia e Cia do SBT, esse até que tem um contato maior com o público, mas mesmo assim,ainda falta muita coisa...
É claro nós já crescemos e não temos a mesma imaginação de uma criança, porém não podemos negar que a programação infantil está deixando muito a desejar, em relação a educação,imaginação.
Realmente os desenhos são legais, por exemplo eu gosto das 3 espiãs demais,sei que as crianças adoram esse desenho, mas no que ele contribui para o aprendizado da criança? nada!
A única emissora que ainda tem uma atenção especial quanto a isso é a TV Cultura,mas infelizmente a maioria das crianças não assistem.
Eu assisto certos desenhos na Cultura,acho bobinho,pq eu tenho 18 anos,mas ao mesmo tempo sei que aquele desenho é educativo e interessante para crianças.
Fico pensando porque não fazem rogramas como Rá Tim Bum e Castelo Rá Tim??